Um guia completo sobre planejamento de marketing digital: entenda como fazer

Um guia completo sobre planejamento de marketing digital: entenda como fazer

Se você é um empreendedor que deseja que sua empresa cresça ou um gestor que está com os resultados estagnados e não entende o motivo, a recomendação é que façam um planejamento estratégico de marketing digital.

Esse é o termo dos últimos tempos, todo mundo fala de marketing digital. Mas, afinal, do que se trata? Basicamente, é um conjunto de estratégias online que levam as empresas rumo ao sucesso na internet.

Há milhões de sites e lojas no ambiente digital, o marketing digital, então, faz com que a marca seja vista pelo seu público-alvo. O que faz com que ela se destaque no mercado e ganhe cada vez mais clientes.

No entanto, quando falamos dessa estratégia, as pessoas querem saber como fazer, o que colocar em prática primeiro, quais as ações mais eficientes; sendo que, na realidade, o mais importante para começar é fazer um plano de ação.

Muitos se esquecem desse passo e se frustram com baixos resultados ou enfrentam diversas dificuldades ao colocar a estratégia em prática. O planejamento de marketing digital é um guia para as empresas alcançarem seus objetivos.

É um documento que contribui para o crescimento da organização. Ele é usado no dia a dia, em todas as decisões de marketing digital – não é aquele tipo de arquivo que fica esquecido na gaveta.

Na verdade, não deveria ser. Diversas pessoas realizam um plano básico, anotam no papel e nunca mais o olham. O que é um grande erro. Então, a dica é: faça um bom planejamento e tenha ele sempre ao lado, principalmente na hora de decidir os fatores das campanhas.

A seguir, explicaremos como montar um bom planejamento de marketing digital para colocar essa estratégia em prática com excelência – e obter resultados cada vez mais impressionantes. Acompanhe!

Tudo sobre um bom planejamento de marketing digital

Antes de qualquer coisa, é importante entender o que é um plano de ação de marketing digital. Esse documento é o guia que direciona a empresa por meio da estratégia aos resultados que espera para a marca.

Nele há dados, análises, objetivos, público-alvo, cronograma, período, indicadores, as métricas usadas, datas, entre outros fatores que vão guiar a equipe durante a campanha. O plano pode ser feito para a estratégia como um todo ou para ações específicas.

É o caso das ações de Black Friday, divulgação de um lançamento, para melhorar o relacionamento entre público e marca, entre outras situações. De qualquer forma, o planejamento liga a visão estratégica da marca com as definições operacionais de cada área.

Por que é importante realizar esse planejamento? Por inúmeros motivos, dentre eles, para ter embasamento na hora de tomar decisões com dados, pesquisas e análises relevantes, otimizar investimentos e evitar desperdícios.

Além de ser uma ótima ferramenta para maximizar o retorno, melhorar a comunicação entre a equipe responsável pela estratégia, motivar os colaboradores e integrá-los. 

Também auxilia no mapeamento do cenário do mercado da empresa, identificação de boas oportunidades e até mesmo antecipar possíveis crises. É essencial para a tomada de decisões mais sustentáveis e assertivas, gerando resultados de curto, médio e longo prazo para as marcas. 

Como fazer um planejamento de marketing digital?

Existem 3 tipos de planejamento de marketing digital, o estratégico, tático e operacional. Cada um com suas finalidades e objetivos. No entanto, em geral, os planos de ações contam com alguns tópicos básicos.

Para montar um planejamento de marketing digital, é preciso pesquisar muito – esse é o primeiro passo! Então, será necessário identificar os objetivos da marca, qual o seu nicho, quais oportunidades o mercado está oferecendo no momento e as tendências.

No documento, coloque o momento atual do mercado, cenário econômico, como a concorrência está atuando, e principalmente, definir público-alvo e persona das campanhas.

Estes são os dados que vão guiar toda a ação de marketing digital. Com o público-alvo, por exemplo, entenderá qual linguagem será usada nos conteúdos, quais as principais dores dos consumidores, como saná-las, suas principais necessidades, dúvidas, preferências, gostos e até mesmo a sua rotina.

Desta forma, a marca saberá exatamente como direcionar a campanha para seus possíveis clientes. O que servirá de base para o próximo passo, que é a decisão de qual técnica de marketing digital utilizar.

Existem diversas, como SEO, Mídias Sociais, Performance, Email Marketing, Desenvolvimento Web, Marketing de influência, entre outras. Essa é uma parte complexa, que exige conhecimento na área. E é muito importante para colocar dinheiro apenas no que será eficiente para o público da empresa.

Cada uma das estratégias têm objetivos, aplicações e proporcionam resultados diferentes. Então, essa escolha deve ser bem pensada. Depois, no documento deve ter o cronograma das ações.

Qual equipe ficará responsável, datas, prazos, quem fará cada ação, entre outros detalhes operacionais para começar a colocar a mão na massa. Em seguida, é hora de agir!

Depois, é essencial ir monitorando os resultados das ações para otimizá-las, não se esqueça disso – coloque datas de quando essa mensuração será feita, por exemplo.

Com esses passos, terá um planejamento completo para ter um bom começo de estratégia digital. É trabalhoso, há muitos dados importantes e a interpretação correta deles é fundamental.

Como ter um plano de ação com mais facilidade?

Muitas empresas não têm conhecimento técnico no assunto ou tempo para realizar um planejamento tão aprofundado. Por isso, uma alternativa bastante indicada é a consultoria de marketing digital.

Empresas como a Persuasão Digital que oferecem este serviço, presta apoio a empresas para realizar ações dessa estratégia. Neste cenário, realizamos planejamentos aprofundados que darão tudo que a empresa precisa para começar a agir o quanto antes.

Se este é o seu objetivo, entre em contato conosco!