Black friday 2021: seu site está preparado para este momento?

Seu site está preparado para a black friday? Entenda como otimizá-lo com um consultoria de marketing digital

A Black Friday é uma data importante para o mercado varejista do Brasil. Em 2021 será comemorada no dia 26 de novembro. Ainda estamos em setembro, mas você sabia que já passou da hora de começar a preparar sua empresa para a data?

É verdade! Grandes empresas começam seus preparativos até um ano antes do evento. Então, para não perder espaço no mercado, é fundamental preparar a marca para a fase de descontos expressivos que podem gerar muita lucratividade.

Como surgiu a black friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos há alguns anos. Ela acontece sempre após o Dia de Ação de Graças para liquidar os produtos que restaram nas lojas, um feriado importante no país, comemorado em lembrança a 1621.

Nesta época, houve um evento em que nativos americanos se juntaram aos colonos ingleses para uma ceia em comemoração às boas colheitas do ano – é algo um pouco mais complexo do que isso, mas não vem ao caso.

O fato é que não comemoramos o Dia de Ação de Graças, porém, a Black Friday caiu no gosto do brasileiro e se popularizou mais a cada edição. 

Atualmente, é a segunda data sazonal mais importante para o mercado varejista do Brasil.

Essa época movimenta bilhões de reais em nosso país, batendo recordes ano após ano. Então, para as empresas, é visto como uma oportunidade de aumentar a sua lucratividade de forma considerável.

Mas, para isso, as empresas precisam se preparar (especialmente para vendas online). 

Pense que são centenas de empresas oferecendo promoções exclusivas, concorrendo diretamente com a sua. Qual a melhor forma de se preparar e ter diferenciais além dos preços? Comece pelo site. 

A tendência é que a maioria das compras ainda sejam feitas pela internet neste ano de 2021. Por isso, o ideal é investir no digital para sair na frente da concorrência. 

Entenda como!

Black friday 2021 promete ser digital!

Uma pesquisa realizada pela empresa Offerwise, encomendada pelo Facebook, indica que a intenção de compras da população na Black Friday 2021 é 29% maior do que foi contabilizado em 2020.  

Vale lembrar que a intenção de compra do ano passado já foi um recorde – o que já é um indício que a Black Friday continua avançando ao longo do tempo aqui no Brasil. 

De acordo com este estudo, a maioria dos consumidores pretendem realizar suas compras nessa época pela internet. 

Apenas 41% dos entrevistados disseram que vão preferir ir até as lojas físicas para realizar as compras que desejam. Dos 400 entrevistados, 77% indicaram que vão usar o celular para fazer compras, o que já é um hábito comum no dia a dia.

O que impressiona é que o número de consumidores que pretendiam fazer compras pelo celular em 2020 era de 53%. Isto é: também houve um grande avanço nesse quesito. 

Os números são impressionantes e evidenciam que, atualmente, as empresas devem focar no ambiente digital e não voltar sua atenção apenas para as lojas físicas.

Mas não acaba por aí. Outro dado apresentado pela mesma pesquisa é que mais de 70% dos entrevistados disseram que usam as redes sociais para buscar por novos produtos, marcas e serviços.

Além de que 60% indicaram que são influenciados pelas celebridades digitais ao realizar uma compra. Em resumo: empresas que insistem em negar a importância do digital perderão espaço no mercado, especialmente na Black Friday.

Como preparar minha empresa para a Black Friday na internet?

A empresa deve estar nas principais plataformas digitais em que seu público se encontra. Então, se os consumidores em potencial acessam Instagram, Youtube e TikTok, a marca deve investir em conteúdos para essas redes sociais.

Assim, entrarão em contato com seu público, divulgando seus produtos, promoções e vantagens de comprar com a empresa na Black Friday. Traçar estratégias de marketing de influência com os influenciadores digitais também é uma excelente ideia.

Todas essas estratégias precisam de um apoio profissional para serem bem executadas. Contratar profissionais especializados em consultoria de marketing digital é uma excelente alternativa para marcas que não contam com esse conhecimento.

Mas tudo isso será em vão se o site da marca não estiver bom o suficiente para atrair o usuário para a compra, mantê-lo interessado em continuar navegando e proporcioná-lo a melhor experiência possível para que a compra seja realizada tranquilamente.

Confira como fazer!

Otimizações no site para a Black Friday: por onde começar?

O primeiro passo é realizar um diagnóstico aprofundado com todos os problemas técnicos do site. A ideia é identificar tudo que esteja atrapalhando a indexação pelo Google ou prejudicando o rankeamento no buscador.

Exemplo: encontrar e corrigir as páginas com Erro 404, configurar os redirecionamentos 301, ver se tem URLs bloqueadas pela tag “noindex”, arquivo robots.txt ou qualquer outra.

Além de corrigir problemas que afetam a velocidade do carregamento das páginas e a responsividade para sites mobile – passo fundamental neste ano em que a tendência é que os consumidores façam compras pelo celular e outros dispositivos móveis.

Faça uma busca de páginas com conteúdo duplicado e conserte o erro, porque o buscador pode entender como plágio e punir o site por isso. Com tudo isso pronto, é possível começar a otimizar as páginas com as palavras-chave.

O termo chave precisa estar na URL, então, o ideal é “black-friday” nas urls tanto na landing page, quanto nos produtos que estão na promoção. Também é recomendado criar uma landing page para o site, que nada mais é do que uma página por onde o usuário chegará ao site.

A landing page é especialmente importante durante a pré Black Friday para captar leads e converter o tráfego em vendas. É possível colocar uma contagem regressiva para as ofertas, por exemplo.

Os produtos em promoções devem ter diversas imagens para mostrar todos os detalhes aos consumidores. Se possível, os vídeos também são bem-vindos, assim como a opção de dar zoom nas fotos.

É fundamental inserir palavras-chave no nome do arquivo da imagem e no texto alternativo e garantir que esses conteúdos não afetem o tempo de carregamento da página.

Essas são as principais medidas de otimização de sites para o dia da Black Friday, mas ainda há outras diversas dependendo da estratégia de cada marca.

A Persuasão Digital pode te ajudar!

É muita coisa,  não é mesmo? Para pessoas que têm pouco conhecimento em marketing digital, é difícil perceber os erros e o que deve ser melhorado em um site para a Black Friday.

Desta forma, elas também não conseguem indicar o que precisa ser feito para os desenvolvedores web. Por isso, a Persuasão Digital pode ajudar! Somos uma consultoria de marketing  digital que examinará o site e entenderá o que precisa ser consertado para a segunda época mais lucrativa do ano.

Entre em contato conosco para saber mais informações sobre nossa consultoria!