O que levar em consideração antes de montar uma estratégia de marketing digital

Marketing Digital é uma estratégia que envolve ações de comunicação para divulgar e comercializar produtos ou serviços de empresas na internet. Com isso, elas ganham mais clientes, têm mais resultados, se destacam e crescem no mercado.

Essa estratégia tem um cenário favorável para o mercado de trabalho em 2021 – dado sua evolução em 2020. No ano passado, em decorrência da pandemia do COVID-19 e o isolamento social, muitos negócios se viram sem saída a não ser investir em ações na internet. 

Esse mercado cresceu e cada vez mais empresas se interessam e colocam essa estratégia em prática – é realmente muito vantajosa. Sobre o assunto, a dúvida mais frequente é: como fazer marketing digital?

Com o auxílio de uma agência especializada ou com um setor interno destinado à essas ações – nestes casos, também é possível contar com a ajuda das consultorias de marketing digital. 

Para te ajudar a, pelo menos, começar a entender mais sobre o assunto e colocar essa estratégia em prática, daremos algumas dicas de como fazer. Nossa principal sugestão é realizar um planejamento estratégico detalhado antes de qualquer ação.

Esse passo é fundamental. Infelizmente, a maioria dos empreendedores – em especial de pequenas e médias empresas – consultam alguns conteúdos na internet e acham que sabem tudo sobre marketing digital. Assim, se lançam nessa estratégia sem qualquer tipo de planejamento.

Os resultados, é claro, são catastróficos, principalmente a longo prazo. É esse plano de ação que define objetivos, metas, público-alvo e cronogramas. A seguir, indicaremos a importância do planejamento estratégico de marketing digital e como fazê-lo. Acompanhe!

 

Como montar boa estratégia de marketing digital

O plano de marketing digital é um documento que tem todas as informações necessárias para a empresa e realização das ações necessárias. Nele, deve-se conter os objetivos, concorrentes, ações que serão aplicadas, métricas, público-alvo, persona, ferramentas a serem utilizadas, entre tantos outros detalhes importantes para essa estratégia. 

Mas, por que é tão importante fazer este documento antes do que qualquer outra coisa? Planejamento é a base para o sucesso! Sem ele, é possível enfrentar desafios que levarão a campanha de mal a pior.

Em um mercado tão vasto, dinâmico e competitivo, é fundamental para atingir suas metas, ainda mais em relação a ações na internet – um ambiente com grande potencial de crescimento se a empresa realizar as estratégias certas nos momentos mais adequados. 

São tantas opções e variáveis no mundo do marketing digital que seguir sem ter um guia, um plano bem definido, é perder investimento na certa. Com isso não queremos dizer apenas sobre a questão financeira.

Além disso, atualmente, uma campanha mal cabida pode ser um golpe muito forte – e até mesmo irreparável – para a imagem do negócio. Então, cuidado! Planejar a estratégia de marketing digital é fundamental e esse passo não deve ser deixado de lado.

Confira um pequeno roteiro de como fazer um planejamento estratégico de marketing digital. 

 

O primeiro passo é: pesquise muito

Primeiramente, o mais importante é definir claramente e detalhadamente seus objetivos. Ou seja, é preciso especificar o que deseja com as ações de marketing digital para que o planejamento e estratégia sejam bem focados.

Exemplos de objetivos: reconhecimento da marca, geração de leads, geração de pontos de relacionamento com seus clientes, entre outros diversos. 

É importante definir os objetivos para também identificar as melhores métricas a serem analisadas durante o projeto. Depois, pesquise o público-alvo da empresa. É uma análise para entender o perfil dos consumidores ou interessados em determinada marca.

Com base nesta análise, é possível adequar a linguagem, o conteúdo que será produzido nas ações e direcionar as campanhas para quem realmente interessa, usando as ferramentas mais usadas pelo público.

 

Crie uma persona

Persona é um perfil de um consumidor em potencial imaginário. Ele tem todas as características do grupo que você deseja impactar, é basicamente um personagem. Neste momento, defina gostos, preferências, rotinas, vida profissional, entre outras informações.

A personificação do seu público deve estar no planejamento porque ajuda a entender o comportamento do grupo, suas necessidades e anseios e em consequência, as soluções que deve oferecer.

 

Estabeleça qual estratégia de marketing usar

Esse é um dos momentos mais complicados ao montar um planejamento estratégico. É necessário estabelecer quais ações de marketing digital a empresa vai começar a produzir.

Cada segmento e objetivo exige uma abordagem diferente. Em alguns casos, investir em mídias sociais é a melhor saída, outros já funcionam melhor com estratégias de SEO.

Depende muito! Além, é claro, das empresas que querem investir em todas as soluções. Nesse momento, recomendamos a consultoria de marketing digital. Um consultor especializado nessa área conseguirá identificar sua necessidade e indicar qual a melhor estratégia a ser seguida. 

Ainda indicará em quais canais as campanhas serão mais eficientes.

 

Monte um cronograma de ações

Por fim, o documento deve ter quando as ações serão feitas. Então, descreva o escopo de conteúdos, quando as ações tecnológicas no site entrarão no ar, entre outros detalhes desse tipo.

Além de guiar a equipe durante as produções, ainda servirá como uma base para analisar os resultados posteriormente. 

Complexo, não é mesmo? Mais difícil do que parece. São muitas técnicas e detalhes que fazem toda a diferença nas campanhas de Marketing Digital. 

 

Como podemos ajudar

A Persuasão Digital é uma consultoria de marketing digital especializada em todas as estratégias da área (SEO, performance, mídias sociais, desenvolvimento web e muitas outras).

Podemos te ajudar a montar um planejamento estratégico eficiente, alinhando o seu conhecimento sobre o negócio com a nossa expertise em marketing digital. Assim terá um apoio profissional no desenvolvimento da fase mais importante da campanha, o planejamento.

Também atuamos na análise de resultados e consultoria para entender se o que está sendo feito é realmente eficiente ou não. Além de ajudar na escolha de agências de marketing digital, se essa for a sua escolha.

Entre em contato! Conheça nossas soluções e cresça no mercado digital o mais rápido possível.