Marketing digital: 5 erros que podem prejudicar sua estratégia e fazer sua empresa perder dinheiro

Marketing digital: 5 erros que podem prejudicar sua estratégia e fazer sua empresa perder dinheiro

Não é de hoje que o marketing digital é conhecido por ser um grande aliado de empresas que crescem cada vez mais na internet. Com a pandemia e isolamento social em decorrência da disseminação do coronavírus, essa estratégia ganhou proporções inimagináveis. 

Foi por meio desse investimento que muitos negócios sobreviveram à crise tão delicada que passamos desde o ano passado. É uma estratégia que vem se desenvolvendo a anos e ainda se populariza entre os empreendedores.

Quais são os desafios do marketing digital?

Por ser algo relativamente novo no mercado, muitos ainda não sabem como colocar essa estratégia em prática; ou, por terem pouco conhecimento, acabam cometendo erros durante suas campanhas – o que diminui os resultados da empresa com marketing digital e pode gerar até mesmo certo prejuízo, levando em consideração o valor investido na estratégia e seu retorno.

Quando feito da forma correta, o marketing digital pode proporcionar resultados incomparáveis para as empresas. Uma marca pode se tornar conhecida, aumentar suas vendas e se consolidar no mercado (tanto “on” quanto “off”) apenas com estratégias online. 

Se sua empresa investe em marketing digital e você não vê esses resultados, é possível que você ou sua equipe estejam cometendo alguns erros de execução. Não se preocupe, nós vamos te ajudar a mudar esse cenário!

É comum que corporações com pouca experiência no assunto cometam erros recorrentes. Afinal, marketing digital é uma área que conta com diversas soluções diferentes e está em constante mudança. 

O que fazer, então? Buscar conhecimento, entender quais os erros estão sendo cometidos e como consertá-los.

A seguir, para ajudar, indicaremos algumas das falhas de marketing digital mais comuns no mercado, assim como possíveis soluções. Acompanhe!

Conheça os 5 erros mais comuns em marketing digital

Marketing digital é um conjunto de estratégias aplicadas em canais digitais para aumentar os resultados de uma empresa na internet. Desta forma, o primeiro erro é não conhecer todas as técnicas e suas aplicações. 

Os principais serviços de marketing digital são: SEO, mídias sociais, anúncios pagos, e-mail marketing, otimização de site e desenvolvimento web.

Cada uma dessas técnicas tem objetivos e públicos específicos. Por exemplo, muitas empresas começam a investir em mídias sociais esperando aumentar suas vendas, sendo que na realidade, o principal objetivo dessa estratégia é o fortalecimento de marca.

Da mesma forma, ao errar na escolha de qual estratégia usar, é possível que esteja atingindo o público errado.

Talvez os possíveis consumidores da sua marca estejam nos motores de busca e não no Facebook, por exemplo.

Portanto, o primeiro erro pode ser o investimento no canal errado. A solução? Estude cada uma das técnicas de marketing digital para entender qual a mais indicada para sua empresa.

Se ainda tiver dificuldades, procure por uma consultoria de marketing digital para definir esse e outros pontos importantes com você. Esse serviço, inclusive, pode solucionar a grande maioria dos erros citados neste conteúdo. 

Falta de planejamento

Ao contrário do que muitos pensam, marketing digital não é apenas criar uma conta nas redes sociais ou criar conteúdos para colocar no site e pronto, logo terá um resultado. 

Essa estratégia precisa de um planejamento completo sobre cada passo que será dado na campanha. É preciso, então: estabelecer metas, definir com qual o público-alvo, a persona, qual canal será utilizado, orçamento, cronograma de ações, entre outras informações importantes que guiarão a equipe durante a estratégia. 

Com este documento em mãos será possível colocar a mão na massa de forma assertiva, planejada e mensurada. Também é importante para que a equipe consiga entender os resultados posteriormente. 

Ignorar mobile

Hoje em dia a grande maioria das pesquisas são realizadas por mobiles, em especial, celulares. No entanto, muitos empreendedores montam seus sites e se esquecem de otimizá-los para esses aparelhos.

Ou seja, não otimizam o site para a grande maioria de seu público e acessos. Então, quando for fazer um site ou blog, é preciso pensar em um design responsivo para mobile. 

O conteúdo deve estar disponível de forma adequada tanto para quem acessa de um dispositivo móvel como de um computador. Assim, todos conseguirão acessar o site com facilidade, sem maiores transtornos (o que garante mais visitas e resultados para as empresas).

Não mensurar resultados

Muitas empresas não mensuram os resultados das campanhas de marketing digital, pelo menos não da forma correta. Com isso, elas não percebem se a estratégia está sendo tão positiva quanto poderia ser, o que precisa ser ajustado e quais ações estão trazendo resultados reais para a marca. 

Importante: é fundamental analisar cada ação separadamente para entender o que agrada o público e o que não está fazendo sentido aos consumidores. Analise tudo cuidadosamente e detalhadamente.

Assim, com o tempo, vai otimizando a campanha até que ela esteja perfeita, atingindo seu máximo potencial de  resultados.

Não contar com ajuda profissional

Muito se fala sobre marketing digital, mas poucos realmente entendem do assunto a ponto de criar estratégias realmente eficazes. Conte sempre com um profissional para, pelo menos, orientar durante as ações de marketing.

São estratégias complexas, cheias de detalhes, vertentes e atualizações. O ideal é procurar por ajuda profissional para entender onde a empresa se encaixa nesse meio e como aplicar as técnicas de melhor forma – caso contrário é rasgar investimento.

Nós, da Persuasão Digital, oferecemos uma consultoria de marketing digital para te auxiliar em um planejamento estratégico de marketing, assim como a mensurar suas campanhas.

Além de te ajudar a encontrar a agência mais confiável no mercado para colocar a mão na massa e pressioná-la para entregar bons resultados. Conte com a gente para não errar mais com marketing digital e vender cada vez mais na internet.