Importância das estratégias de marketing digital no empreendedorismo brasileiro

Importância das estratégias de marketing digital no empreendedorismo brasileiro

Empreender no Brasil não é fácil. Existe burocracia, preços altos de fornecedores, matéria prima, mão de obra qualificada, concorrência desleal e outros fatores que tornam o empreendedorismo brasileiro ainda mais desafiador.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 1 a cada 5 empresas fecham durante seu primeiro ano de atuação no mercado.

Cerca de 60% dos empreendimentos fecham as portas em até 5 anos de atividade e 80% dos microempreendedores desaparecem alguns meses após sua inauguração.

Agora imagine a quantidade de empreendedores que estavam realizando o sonho do próprio negócio e tiveram que desistir depois de algum tempo!

Diante deste cenário, empresas de todo o Brasil buscam alternativas para escapar dessas estatísticas, ter consolidação no mercado e manter um bom ritmo de crescimento.

Estes são os grandes objetivos de todos os empreendedores. Mas essas metas exigem ações, como colocar o marketing digital em prática. 

Essa foi uma salvação para centenas de empresas, inclusive, foi a única solução de trabalho durante a pandemia. Todos tiveram que se adaptar ao digital. 

Estar na internet é uma forma de alcançar mais pessoas e, consequentemente, atrair mais clientes – tudo isso sem sair do lugar e sem precisar investir rios de dinheiro. 

Em vista da nossa “nova” realidade, o marketing digital é fundamental para o empreendedorismo atualmente.

Os empresários que não veem isso terão mais dificuldades em se manter ao longo dos próximos anos. Como não é isso que queremos, vamos explicar o que é marketing digital e como aplicá-lo na sua empresa.

Essa estratégia é eficiente e assertiva. Quando bem feita, traz resultados surpreendentes para empresários de todos os segmentos. Saiba mais sobre o assunto!

Como o marketing digital pode ajudar a sua empresa

Marketing digital se dá por um conjunto de estratégias realizadas na internet que visam atrair, reter e fidelizar clientes para a marca. Além de fortalecer a sua imagem no mercado e aproximá-la de seu público-alvo.

É uma abordagem eficiente porque mais de 140 milhões de brasileiros estão conectados à internet.  Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 82,7% dos domicílios no Brasil têm acesso à internet.

Uma pesquisa da a nova edição do Digital Global Overview Report, relatório publicado anualmente pela Hootsuite em parceria com a We Are Social, indicou que os brasileiros passam, em média, 10 horas por dia navegando pelo ambiente digital.

Todos esses dados mostram como as empresas precisam ter presença digital. Colocar estratégias de marketing digital é estar onde mais de 140 milhões de pessoas estão.

Dentre as técnicas de marketing digital estão:

  • SEO;
  • Performance (anúncios pagos em buscadores e redes sociais);
  • Desenvolvimento WEB;
  • Gestão de mídias sociais;
  • Marketing de influência;
  • E muito mais. 

O ideal é trabalhar todas as soluções ao mesmo tempo, mas é interessante avaliar a maior necessidade da sua empresa e o orçamento disponível para tais investimentos.

Se a estratégia de marketing digital for colocada em prática de forma correta, a marca consegue alcançar milhares de pessoas com apenas um anúncio, post ou conteúdo na internet. A quantidade de vendas, tráfego e engajamento serão  consequências certeiras.

Esses serviços são importantes para proporcionar alcance global, interatividade com o público e resultados positivos com custos reduzidos de campanhas.

Além desses benefícios apresentados, é possível notar vantagens como o aumento da lucratividade, reconhecimento de marca e a sua consolidação no mercado – afastando a realidade da sua empresa daqueles dados citados no início do conteúdo.

Como colocar marketing digital em prática?

O fato é que não existe outro caminho para empreender e ter sucesso. O marketing digital é a melhor opção para empreendedores da nossa geração. 

O motivo de acreditarmos nisso é porque no marketing digital é possível acompanhar o perfil do consumidor moderno. Mas, afinal, como colocar essa estratégia em prática?

Há duas possibilidades: fazer por conta própria ou contratar profissionais para traçar essa estratégia com você e assim colocá-la em prática. Se na sua empresa ninguém é altamente capacitado para conduzir ações de soluções digitais, o ideal é contratar profissionais especializados. 

A Persuasão Digital pode te ajudar nessa questão! Somos uma empresa de consultorias de marketing digital.

Ou seja, trabalharemos em conjunto para entender quais as necessidades da empresa, qual seu público-alvo, melhor maneira de começar na internet e depois te ajudaremos a tomar uma decisão: ou escolher uma boa agência de marketing digital, ou montar uma equipe interna para colocar essa estratégia em prática.

Conheça a Persuasão Digital

Um recado de empreendedor para empreendedor: sabemos que a concorrência está cada vez mais alta e é difícil se consolidar no mercado. Temos certeza que o marketing digital pode mudar este cenário, colocando a sua empresa no topo, rumo ao sucesso.

Entre em contato conosco para conhecer nossas soluções e tirar suas dúvidas sobre o tema!