Como medir resultados de marketing digital? Entenda como a consultoria atua neste momento!

Como medir resultados de marketing digital? Entenda como a consultoria atua neste momento!

Marketing digital é o assunto do momento. Empresas do mundo inteiro utilizam essa estratégia para terem sucesso na internet, as que ainda não realizam essa técnica estão curiosos para entendê-la e começar a usá-la o quanto antes, e é aí que a consultoria de marketing digital entra.

Os resultados são incomparáveis, o que pode levar empresas ao sucesso de forma astronômica. Mas, é claro, para isso, a estratégia precisa ser bem feita.

Ao contrário do que muitos imaginam, não basta apenas colocá-la em prática. O marketing digital precisa ser feito com excelência e otimizado com frequência para que realmente seja eficiente. Este é um dos grandes desafios que os empreendedores encontram atualmente neste segmento. Por não dominarem as técnicas de marketing digital, não sabem como aplicá-las e principalmente, como medir os resultados para entender se está realmente sendo algo positivo. 

Este é um assunto complexo, pois são diversas variáveis. É por isso, que o serviço das consultorias de marketing digital estão se popularizando. São profissionais que prestam apoio aos empreendedores que precisam otimizar suas campanhas.

A seguir, explicaremos como medir seus resultados em marketing digital. Mas, cada ação é uma campanha diferente, com fatores e características particulares. Então, se houver dúvidas na prática, o ideal é procurar pelos consultores de marketing digital.

Acompanhe!

Mensuração de resultados: por que fazer e como uma consultoria de marketing digital pode ajudar?

Mais do que apenas fazer, é preciso medir o que foi feito para entender seus resultados. Mensuração de campanhas de marketing digital é exatamente isso, uma ação realizada pelas empresas para identificar o desempenho das estratégias colocadas em prática, em determinado período. 

Essa métrica deve ser feita de acordo com os objetivos traçados pela empresa no seu planejamento estratégico de marketing digital. Por mais que muitos não dêem devida importância para este passo, ele é fundamental para identificar o que traz mais retorno, qual ação deve ser melhorada ou deixada para depois. 

Basicamente, apenas pela mensuração adequada, as pessoas conseguem entender se suas estratégias de marketing trazem retorno. Exemplo: uma marca está realizando campanhas em diversas redes sociais, por anúncios pagos, marketing de influência e produção de conteúdo orgânico.

O foco de todas essas campanhas é atrair leads e estão gerando algum resultado. No entanto, a marca não sabe qual o canal mais eficiente, se a ação está atingindo seu máximo potencial ou algo está prejudicando seu desempenho.

Sem um trabalho minucioso de mensuração de resultados, a empresa pode estar gastando mais do que precisaria em um canal pouco eficiente. Além disso, ela pode sentir uma falsa impressão de segurança.

Ainda que alguns resultados comecem a aparecer, nem sempre é aquilo que a empresa precisava e tampouco o máximo potencial da estratégia. Então, pode ser que o site esteja recebendo muitas visitas, mas o número de vendas ainda é baixo ou a taxa de rejeição é muito alta.

Portanto, mesmo que as visitas aumentem, a empresa não tem resultado algum com a campanha e sai no prejuízo. São apenas alguns exemplos que evidenciam a importância da mensuração de resultados para empresas.

Se você não acompanha o desempenho de marketing digital da maneira adequada, a empresa pode gastar mais do que deveria, não aumentar o faturamento, entre outros possíveis transtornos.

Então, a questão é: como medir esses resultados?

Como fazer uma boa mensuração?

É um tema complexo, por isso, muitos optam pela contratação de profissionais. Mas, o primeiro passo é ter o objetivo da campanha claro na mente. É essencial saber exatamente onde a marca quer chegar com aquela ação. 

Neste ponto, você vai conhecer as métricas – ferramentas que facilitam a mensuração dos resultados. Existem diversas delas, como o número de visitantes, CPC (Custo por Clique), CPA (Custo por Aquisição), CPM (Custo por Mil impressões), número de leads, taxa de conversão, entre outras.

É preciso analisar cada canal que as campanhas estão sendo veiculadas e seus resultados. Assim, a marca entenderá quais são as fontes de lucro da empresa e quais são os canais de comunicação mais efetivos para as próximas campanhas.

Otimizando os resultados. É um pouco complicado, são diversas variáveis e entender o motivo por trás de cada número é difícil. Se o empreendedor ou equipe de marketing de uma empresa não tem esse olhar estratégico, o ideal é contar com os consultores.

Isso porque eles sabem exatamente o que olhar, como analisar e chegar a conclusões que farão a diferença nos resultados das campanhas. Os consultores acompanham a marca em reuniões com agências, analisam relatórios ou mensuram por conta própria – dependendo de como é a abordagem da empresa contratante.

A consultoria de marketing digital é muito importante neste cenário de incertezas. Muitas vezes, é possível contratá-la esporadicamente, apenas quando julgar necessário, ou para acompanhar todo o dia a dia das campanhas.

Para ter mensurações de alta qualidade, conte com empresas especializadas, como a Persuasão Digital. Nossa consultoria é assertiva e visa caminhar junto com as marcas rumo ao sucesso.

Se precisa medir resultados, mas tem dificuldade, conte com a gente. Entre em contato!