Como começar a trabalhar com marketing digital em 2021

Como começar a trabalhar com marketing digital em 2021

Existem ações de comunicação para empresas divulgarem seus produtos e serviços por meio dos canais digitais, em especial, a internet. Essa tem sido a principal aposta das corporações de todos os portes e segmentos que desejam melhorar seus resultados, já que ainda seguimos algumas normas restritivas em respeito ao novo protocolo de segurança para evitar a propagação do COVID-19. Por isso, hoje vamos reforçar a importância de investir no marketing digital em 2021.

Qual o propósito de investi em marketing digital? 

O principal objetivo dessa estratégia é atrair mais clientes, melhorar o relacionamento entre marca e público-alvo, realizar mais vendas, aumentar o tráfego do site, entre outros.

Atendendo essas necessidades, o marketing digital em 2021 tornou-se o principal gerador de negócios – porque manteve muitas empresas abertas, proporcionando lucros durante a crise econômica e sanitária que teve início em março de 2020.

Essa estratégia conta com uma série de técnicas diferentes. Em razão disso, muitos empreendedores que desejam começar a investir em marketing se deparam com a seguinte questão: por onde começar?

Ao procurar por respostas na internet, algumas pessoas sentem-se perdidas e confusas – já que é um assunto complexo, que está sempre sofrendo mudanças e inovações. Para começar, é preciso entender de fato o que é essa estratégia, como é feita e quais são as suas vantagens. 

Para isso, criamos um conteúdo repleto de informações e dicas de ouro para empreendedores começarem a vender mais com marketing digital agora mesmo. No final, recomendamos um serviço que pode ajudar e muito nesse processo e até fazer com que tenha sucesso mais rápido na internet. 

Marketing digital: por onde começar?

Marketing digital é um conjunto de estratégias de comunicação em veículos digitais. Na internet, tudo muda a todo instante. Há sempre novas redes sociais surgindo, a Google muda o algoritmo com frequência e o hábito de consumo se transforma.

Além dos fatores externos que impactam no comportamento das pessoas nas redes e resultados da campanha. Em 2020, por exemplo, o número de e-commerce cresceu em 100%.

Mais de 11 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online durante o ano que passou. Esse número é da pesquisa realizada pela pela EbitNielsen, a qual também indica que 95% dos consumidores pretendem continuar com as compras pelo digital.

Tudo impacta diretamente nas estratégias de marketing digital. Contudo, há fatores que sempre são vistos com bons olhos e geram resultados para a empresa. O segredo é colocar em prática o que é comprovado que tenha eficiência e também ficar de olho nas tendências.

O serviço que citamos no final do conteúdo é uma ótima alternativa para que empreendedores não se percam entre as novidades, tendo uma orientação do que e quando fazer. 

Mas, afinal, como começar a fazer marketing digital em 2021? O primeiro passo você já está fazendo, que é procurar informação e conhecimento sobre o tema – sem isso, não seria possível ao menos começar a pensar em colocar essa estratégia em prática. 

A seguir, confira alguns passos que consideramos importantes para começar a aplicar marketing digital nas estratégias de crescimento do seu negócio comercial. Vamos lá!

Conheça as técnicas de marketing digital

Marketing digital é um conjunto de estratégias. Ou seja, são diversas estratégias que fazem a diferença nos resultados das empresas na internet. Conhecê-las é importante para decidir por onde, de fato, começar. 

Há estratégias que podem não fazer sentido para a corporação naquele momento. Ou talvez o ideal seja usar todas as técnicas juntas – tudo depende do orçamento, objetivos e necessidades de cada negócio. 

Dentre as estratégias de marketing digital em 2021 estão o SEO, que se dá pela otimização de sites para que tenham melhor ranqueamento e a produção de conteúdos para as redes sociais, que visam melhorar o relacionamento entre marca e usuário.

As empresas também podem realizar a mídia programática, ou seja, investir em anúncios pagos extremamente segmentados (Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads), produzir e-mail marketing, entre outras estratégias importantes. 

Estude a fundo sobre cada uma delas para entender qual a melhor estratégia a ser adotada por sua empresa.

Faça um bom planejamento de marketing digital

Com conhecimento, o próximo passo é realizar um bom planejamento. Em um documento coloque tudo sobre a estratégia que será adotada. Anote o público-alvo, persona, qual técnica será utilizada, cronograma, qual o melhor canal para realizar as ações, orçamento, entre outros detalhes sobre as ações. 

Além de definir o objetivo da ação (vender, fortalecer imagem da marca, aumentar tráfego, entre outros). Este documento vai guiar a empresa durante a campanha de marketing digital e a mensuração dos resultados.

Monte a persona do negócio

Durante o planejamento citamos a persona. Montá-la é fundamental para que a marca conheça seu público, seus hábitos de compra, necessidades, dores, entre outros detalhes. 

Persona é a representação fictícia do cliente ideal do seu negócio, com dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes. 

A partir dessas informações, a campanha será mais segmentada e assertiva. A marca entenderá o que seu público quer, onde estão e quais são suas dores. Com isso montará ações nos canais certos, nos horários e dias mais assertivos, com o produto ou tema que os possíveis consumidores da marca precisam.

Depois, é hora de colocar a mão na massa. É o momento de começar a produzir conteúdos, artes, fazer os anúncios e colocar o cronograma planejado em prática. É sim mais difícil do que parece, mas não impossível.

A nossa dica é: conte com profissionais de marketing digital para realizar estratégias realmente eficazes. 

Conte com uma consultoria de marketing digital

As consultorias de marketing digital visam exatamente isso, ajudar empreendedores que não entendem sobre o tema ou se sentem pouco confiantes em colocar essa estratégia em prática a começar a investir e ter melhores resultados na internet. 

Nossa equipe de profissionais darão todo o apoio necessário para que a empresa entenda quais os melhores caminhos a serem seguidos para aquele público e segmento de atuação.

Montará um planejamento completo junto à empresa para chegar em uma estratégia redonda, assertiva, que atinja os resultados esperados o quanto antes. E não para por aí, a consultoria também auxilia os empreendedores a monitorar e mensurar seus resultados – indicando o que deve ser ajustado, por exemplo. 

A Persuasão Digital é uma empresa de consultoria de marketing digital extremamente qualificada, que pode te ajudar a crescer na internet de forma saudável e constante. Conte com a gente!